top of page
Buscar
  • Foto do escritorDefesa Civil de Niterói

Equipes da Defesa Civil intensificam ronda preventiva contra queimadas

24/07/2020 – A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia está em intensa atividade de prevenção às queimadas em Niterói. Devido à baixa umidade dos últimos tempos, comum entre o inverno e a primavera, a ocorrência das queimadas tem sido constante e as rondas precisaram ser intensificadas, principalmente pela falta de chuva dos últimos dias. Na última semana, agentes da secretaria percorreram áreas queimadas no Beltrão, Zulu, Morro do Morcego, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças.


O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, destaca que a ação é necessária para conscientizar a população sobre os riscos das queimadas.


“Além das rondas de prevenção, estamos voltando às áreas que foram queimadas. Na última semana, estivemos com agentes no Beltrão, Zulu, Morro do Morcego, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças. Pelo levantamento feito pela equipe, tivemos uma área total aproximada de 53 mil metros quadrados queimada. A maior parte dos focos começou com a antiga prática de atear fogo em resíduos domésticos. Outra causa identificada foi o descarte de guimbas de cigarro acesas. Por isso a ação é tão importante. Precisamos alertar a população”, alerta o secretário.


O projeto de rondas preventivas contra queimadas existe desde agosto de 2015. Allan Sturms, responsável pelos Núcleos Comunitários (Nudec), explica como o trabalho é realizado.


“O objetivo é conscientizar a população e consequentemente diminuir as queimadas no município. As equipes conversam com os moradores dessas regiões de mata, explicam os riscos das queimadas e informar que, atualmente, toda a cidade conta a coleta da Companhia Urbana de Limpeza. A equipe também orienta as pessoas a usarem os resíduos naturais, como folhas e galhos, na compostagem ou colocarem em sacos para serem coletados”, explica Allan.


Essa é uma iniciativa da Secretaria de Defesa Civil que conta com, além dos agentes da Defesa Civil, agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda, um integrante da Secretaria de Meio Ambiente, um integrante da Clin que avalia a necessidade de novos pontos de coleta ou alguma estratégia nova pelo quantitativo do lixo produzido, e os voluntários da Defesa Civil.

24 visualizações0 comentário
bottom of page