top of page
Buscar
  • Foto do escritorDefesa Civil de Niterói

Prefeitura de Niterói compartilha experiências com Defesa Civil de Pernambuco


Em conversa com visitantes, prefeito Axel Grael destaca avanços da Defesa Civil de Niterói em 10 anos

11/05/2023 – O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita de representantes da Defesa Civil do estado de Pernambuco. Acompanhado pelo secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Walace Medeiros, o prefeito conversou com o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Ramalho. Os pernambucanos vieram conhecer práticas e experiências bem-sucedidas da Defesa Civil de Niterói como o Centro de Monitoramento e Operações, o sistema de sirenes em comunidades, os Núcleos de Defesa Civil (hoje são 148 NUDECs) e o novo radar meteorológico.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que é um orgulho ver o que era a Defesa Civil em 2013 e o que ela é atualmente.

“A Defesa Civil de Niterói sempre tem a iniciativa de apoiar outros municípios em situações de emergência. Além de prestar solidariedade e ajudar em um momento de contingência dessas cidades, é uma forma de também capacitar a nossa equipe. Avançamos muito em várias frentes. Hoje somos uma Defesa Civil muito bem equipada, com radar meteorológico, o nosso parque de sirenes, estrutura de monitoramento, os NUDECs e o mapeamento de risco. Poucas cidades investem em resiliência e em obras de contenção de encostas como Niterói. A prioridade é proteger o cidadão”, explicou o prefeito.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, ressaltou a importância da troca de experiências com a equipe de Pernambuco. Ele lembrou que, em 2022, a Defesa Civil de Niterói atuou nas cidades de Recife e Jaboatão após a ocorrência de fortes chuvas.

“A Defesa Civil trabalha com prevenção e resposta a desastres. Precisamos ter articulação nos níveis nacional, estadual e municipal. Esse encontro de hoje é uma troca de experiências. Mostramos nossos avanços em tecnologia e monitoramento meteorológico. Prezamos muito a interação da tecnologia com as comunidades. Os cidadãos fazem parte do nosso sistema. Também conhecemos iniciativas de Pernambuco como trabalho educativo para crianças e estratégias preventivas relacionadas às encostas”, afirmou Walace Medeiros.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Ramalho, afirmou que existe uma semelhança geográfica entre Niterói e os municípios da região metropolitana do Recife. “É uma visita muito importante em Niterói. Aqui a geografia é muito parecida com a dos 14 municípios da região metropolitana do Recife. Niterói possui uma Defesa Civil muito atuante. Viemos conhecer esses protocolos, a tecnologia empregada e as ações junto às comunidades feitas de forma muito assertiva com os NUDECs e com o voluntariado”, concluiu Clóvis Ramalho.

20 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page