MINIMIZAÇÃO DE DESASTRES

CENTRO DE MONITORAMENTO E OPERAÇÕES

LOGO.png

PREVISÃO DO TEMPO

PLUVIÔMETROS

E SIRENES

AVISOS E ALERTAS

ESTÁGIO DO MUNICÍPIO

CHUVA E FOGO

RADAR METEOROLÓGICO

     O Centro de Monitoramento e Operação (CMO) foi inaugurado no ano de 2015 pela Secretaria Municipal de Defesa Civil com o objetivo de dar suporte e subsídios para a tomada de decisões a fim de minimizar os impactos causados pelos eventos meteorológicos adversos.

     As atribuições do CMO consistem na elaboração de boletins com a previsão do tempo, o monitoramento das condições meteorológicas em tempo real, na manutenção e operação de todos os instrumentos de apoio, como sirenes e pluviômetros e na emissão de avisos e alertas.

Fazem parte da equipe do CMO uma Diretora, uma Meteorologista, 4 Técnicos de Monitoramento e uma Hidróloga, além da equipe de campo que realiza os reparos nas sirenes e pluviômetros, que estão na cidade de Niterói.

     O CMO disponibiliza informações em tempo real para sociedade por meio do aplicativo AlertaDCNIT, sendo possível a observação dos dados das Estações Meteorológicas, pluviômetros e localizações das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, composto por 37 sirenes. Os alertas são emitidos por meio do aplicativo AlertaDCNIT e por SMS.  Para o recebido desses alertas basta enviar o número do seu CEP para o número 40199 ou baixar o nosso aplicativo nas lojas de aplicativos do seu celular.

     Desta forma, o CMO desempenha um papel fundamental no trabalho da Defesa Civil de Niterói, dando subsídios para a tomada de decisão a fim de minimizar os impactos causados por eventos meteorológicos adversos.