MODELO_BANNER_INTERATIVO.jpg

MINIMIZAÇÃO DE DESASTRES

     A Defesa Civil tem especial interesse na prevenção dos desastres e este setor tem a função de criar estratégias no campo educacional e pedagógico para trabalhar a consciência coletiva sobre as ações humanas e seus impactos na natureza. Uma das maiores dificuldades encontradas neste assunto é a mudança de comportamento já que a maioria dos sinistros estão diretamente relacionados às ações humanas, por isso, uma necessidade pensar estratégias de levar conhecimento a todas as pessoas de todas as idades.

     O setor de minimização ensino e pesquisa tem desenvolvido ao longo da sua existência alguns projetos, criando redes de apoio e estudando novas propostas de forma a atender as demandas e expectativas da sociedade.

     Segue abaixo, o organograma da seção e logo depois, à medida que os projetos forem apresentados, serão discorridos os planos de ação.

     Os eventos adversos como: chuvas fortes, ventanias, ressacas marítimas podem causar desastres naturais e, por vezes, as consequências desses desastres estão a perda de bens materiais (moradias, veículos…), prejuízos financeiros, prejuízos com a natureza, mas, sobretudo, o bem maior que é a perda de vidas.

     Hoje em nosso município é possível encontrar moradias em situação de vulnerabilidade, pois estão localizadas principalmente em áreas de encostas. Consideramos vulneráveis pela possibilidade de serem afetadas através dos riscos geológicos pré-existentes. Outro grande fator de vulnerabilidade são as moradias construídas sem as devidas orientações técnicas. Ambos os casos, observamos nestas moradias riscos estruturais que poderiam ser evitados através do conhecimento.

 

     Com o intuito de promover uma consciência coletiva e uma mudança nos hábitos que possam evitar ou, ao menos, minimizar tais tragédias, a Defesa Civil de Niterói vem ao longo dos anos capacitando grupos de moradores que, voluntariamente, colocam-se à disposição para atuar quando necessário junto às suas comunidades com os conhecimentos adquiridos através dos nossos cursos e atualizações. Estes grupos de voluntários compõem os Núcleos de Defesa Civil - NUDECs.

 

     Os cursos oferecidos pela Defesa Civil de Niterói são estrategicamente planejados e ministrados pelos servidores desta Secretaria de forma a atender as necessidades específicas do nosso município. Eles têm carga horária de 12 horas em média e ao término, o voluntário devidamente capacitado recebe o certificado de conclusão e um colete de identificação. Dentre diversos saberes que trocamos ao longo dos cursos, segue abaixo as grades de aulas das 05 modalidades de NUDEC que a SMDCG oferece:

NUDEC Comunidades:

Carga horária: 12 horas

Noções Básicas de Proteção e Defesa Civil;

Política e Gestão do Serviço Voluntário;

Noções Básicas de Meio Ambiente;

Noções Básicas de Meteorologia e o Sistema de Alerta e Alarme;

Noções Básicas de Análise de Riscos Geológicos e Estruturais;

Noções Básicas de Prevenção e Extinção do Incêndio;

Suporte Básico de Vida e Prevenção aos Acidentes Domésticos;

Aula de Campo – Praticando Defesa Civil na Comunidade;

 

 

NUDEC contra Queimadas:

Carga horária total: 43 horas

- Módulo I

Carga horária: 20h

Noções Básicas de Proteção e Defesa Civil;

Ações Preventivas e Aspectos do Serviço Voluntário;

Primeiros Socorros I – (Teoria e Prática);

Noções Básicas de Meio Ambiente;

Geografia de Niterói;

Meteorologia aplicada às Queimadas;

Aspectos Nocivos das Queimadas e Incêndios;

Operações do Corpo de Bombeiros nas Queimadas;

Aula prática I.

- Módulo II

Carga horária: 23h

Plano de Contingência para Queimadas;

Combate ao Incêndio (Teoria e Prática);

Primeiros Socorros II (Teoria e Prática);

Preservação do Meio Ambiente;

Atuação da Polícia Militar em Situações de Queimadas;

Orientação Cartográfica e Utilização de Bússola;

Aula prática II.

 

 

 

NUDEC Condomínios:

Carga horária: 12h

Noções Básicas de Proteção e Defesa Civil;

Política e Gestão do Serviço Voluntário;

Segurança Patrimonial;

Zoonoses;

Emergências com Elevadores;

Eventos Meteorológicos Extremos (Tempestades e Vendavais): Monitoramento e Alertas;

Primeiros Socorros e Acidentes Domésticos;

Lei de Autovistoria;

Segurança em piscina coletiva;

Incêndio: Prevenção e Combate; Código de Segurança contra Incêndio e Pânico; Protocolos de Emergência; Tipos de Abastecimento de Gás inflamável e seus cuidados.

ARTE_NUDEC.png