1_img_3610-20910709.jpg

O SECRETÁRIO

LOGO.png

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL E GEOTECNIA DE NITERÓI

TEN CEL BM WALACE MEDEIROS

     Natural do Rio de Janeiro é Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e Engenheiro Civil. Antes de ser Secretário de Defesa Civil de Niterói, Walace foi Oficial R/2 da Arma de Infantaria no Exército, tendo servido na Academia Militar das Agulhas Negras. Já no CBMERJ, atuou em diversas funções no 3º Grupamento de Bombeiros Militar; dentre elas, Chefe da Seção Operacional e Chefe da Seção de Serviços Técnicos daquela Organização de Bombeiro Militar.

 

     Em 2013 assumiu o cargo de Secretário da pasta, cargo que exerce até hoje. Na área de Defesa Civil, fez o curso de Defesa Civil para Órgão de Resposta – CDCOR, da Escola de Defesa Civil da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, é instrutor da Escola de Defesa Civil da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (ESDEC), professor na Pós-Graduação de Defesa Civil e Meio Ambiente das Faculdades Integradas Silva e Souza e mestrando de Segurança e Defesa Civil pela Universidade Federal Fluminense.

 

     Dentre outros cursos que enriquecem sua formação, estão o curso de Oficial R2 do Exército Brasileiro da Arma de Infantaria, no extinto 3º Batalhão de Infantaria, curso de Qualidade e Participação na Administração Pública da Academia Militar das Agulhas Negras, curso de Gerenciamento de Recursos no Setor Público da Escola Nacional de Administração Púbica, curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, curso de Sistema de Comando de Incidentes do Departamento Florestal dos Estados Unidos da América, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (Pós-Graduação), no qual seu trabalho de conclusão foi sobre a importância das medidas de preparação para os desastres envolvendo fenômenos de movimentos de massa: exemplos do município de Niterói/ Rio de Janeiro, Curso Superior de Bombeiro Militar, também da Escola Superior de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro.

     Principais Medalhas e Condecorações:

  • Medalha Correia Lima: 1º Colocado no Curso de Oficiais R2 do Exército Brasileiro.

  • Medalha General Lírio: aplicação nos estudos na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II.

  • Certificado de Honra ao Mérito pelo trabalho desenvolvido na tragédia em decorrência das chuvas de 2010 em Niterói-RJ.