top of page
Buscar
  • Foto do escritorDefesa Civil de Niterói

Niterói Sedia Seminário de Regional de Boas Práticas em Defesa Civil


Representantes de diversos municípios trocaram informações e projetos no Caminho Niemeyer

06/09/2023 - Niterói foi sede, nesta quarta-feira (06), no Caminho Niemeyer, do II Seminário Regional de Boas Práticas em Defesa Civil. O objetivo do evento foi promover o intercâmbio de experiências e troca de informações entre as secretarias de Defesa Civil de municípios do estado. Durante o encontro, foram apresentados e destacados projetos e programas de prevenção desenvolvidos nas localidades para que modelos diferenciados possam ser compartilhados.


“Niterói ser sede desse evento é de grande importância. Tivemos presença de voluntários e participantes de diversas áreas. Os temas tratados foram de grande relevância com extrema importância para o aprimoramento de todos”, explicou o coronel Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói, que apresentou sua palestra sobre “Inteligência de dados e participação popular no aprimoramento da Defesa Civil”.


O evento foi organizado pela Regional Metropolitana de Defesa Civil (REDEC Metropolitana), da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura de Niterói.

Outros temas abordados no evento foram o “Uso de Tecnologias Embarcadas com acesso à Internet (IoT) para Monitoramento de Alagamentos e Inundações”, com o professor Andres Pablo López Barbero, da Universidade Federal Fluminense (UFF). “Sistema de Monitoramento de Estabilidade de Encostas e Focos de Incêndios com Sensores de Baixo Custo” foi o tema do professor Ivanovich Salcedo, também da UFF.

“O objetivo do II Seminário de Boas Práticas em Defesa Civil da REDEC 3 Metropolitana é compartilhar e debater ideias, iniciativas e experiências em Proteção e Defesa Civil, com o intuito de aproximar e estreitar relações com os órgãos de Defesa Civil municipais. O intuito deste seminário é que os municípios interajam e apresentem projetos e ações para períodos de normalidade”, explicou o major Rafael Brazão da Gama, coordenador regional da Metropolitana.

57 visualizações0 comentário
bottom of page